Programação

DIA 1 - 03 DE JUNHO

PALESTRA: A CIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: O ESPAÇO URBANO DA IMAGEM
Horário: 09h às 12ht
Mediação: Vania Fortuna – UVA
Palestrantes:

Ricardo Ferreira Freitas – UERJ
Rosane Feijão – UERJ
César Barreto – Fotógrafo do portal Cidade Olímpica.com

Objetivo da mesa: debater sobre a importância do passado nas cidades e como investem numa aura unica do antigo em fusão com as técnicas e vivencias do contemporâneo. Tal relevância das cidades revela imaginários que compõem as múltiplas performances da experiencia no espaço urbano, tornando-se uma estrategia global de propulsão da imagem das cidades no seculo XXI.

Inscrições encerradas

OFICINA: A REGISTRABILIDADE DAS MARCAS NO BRASIL
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Profª Luciene Aragon
Vagas: 50

Objetivo da oficina: divulgar informações relevantes sobre as peculiaridades do sistema marcário brasileiro. Serão apresentadas, de forma breve, as diretrizes de análise de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão responsável pela concessão dos registros no Brasil e alguns artigos da Lei da Propriedade Industrial brasileira, LPI 9279/96.

Inscrições encerradas

OFICINA: RETOQUES BÁSICOS PARA MODA E PUBLICIDADE (ADOBE PHOTOSHOP)
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Nelson Faria
Vagas: 25

Inscrições encerradas

OFICINA: RADIOFUSÃO
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Pedro Amorim, Diogo Ribeiro e Leonardo Lobo
Vagas: 50

Inscrições encerradas

OFICINA: O DESAFIO DO RÁDIO NA ERA DIGITAL
Horário: 16h às 18h
OficineiroEvelyn Moraes
Vagas: 50

Objetivo da Oficina: A internet modificou a forma como percebemos o mundo e nos relacionamos com outras pessoas. E, portanto, as formas de consumo da informação. Assim como outros meios de comunicação, o rádio vem se adaptando às novas plataformas de conteúdo, aumentando a interatividade, ampliando a linguagem e possibilitando maior alcance do público, que hoje é “audiointernauta”. Como alcançar novos ouvintes, aumentar o número de page views do site da empresa, estimular a participação do público e dar mais visibilidade à notícia são algumas das questões que serão apresentadas na oficina “O desafio do rádio na era digital”. Exemplos de reportagens ao vivo, troca de experiências e exercícios práticos serão as ferramentas principais da aula.

Inscrições encerradas

PALESTRA: O RIO DE JANEIRO COMO MARCA
Horário: 19h às 22h
Mediação: Erica Ribeiro – UVA
Palestrantes:

Marcelo Henrique da Costa – Laboratório de Estudos Contemporâneos UERJ
Antonia Leite Barbosa – Embaixadora Marca RJ

Objetivo da mesa: Trazer para o debate como o Rio de Janeiro, embalado por crescente investimento no estado nos últimos 10 anos, que culminou na realização de grandes projetos com alto valor comercial, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016, reinventa sua imagem à feição dos sonhos, desejos e necessidades da população, de espectadores, de consumidores e de turistas. Nesse contexto do competitivo mercado global de metrópoles, a cidade aposta nas transformações como vantagem e encobre contradições. O objetivo é discutir como entender e interpretar esses novos discursos e políticas da cidade que moldam e criam expectativas na vida dos cariocas? E a criação de uma marca registrada da cidade, que valores agrega a esses novos discursos e políticas da cidade?

Inscrições encerradas

DIA 2 - 04 DE JUNHO

PALESTRA: MARCA RJ: REGISTROS NA CULTURA
Horário: 09h às 12h
Mediação: Guilherme Carvalhido – UVA
Palestrantes:

Thereza Lobo – Coordenadora Executiva Rio Como Vamos
Alan Correia – Gerente de Comunicação do Museu de Arte do Rio
Pedro Levier – Conspiração Filmes – #Rioeuteamo
Jaime Arôxa

Objetivo da mesa: Trazer para o debate como o novo imaginário sobre o Rio passa, fundamentalmente, pelo resgate da memória cultural da cidade, construindo uma questão simbólica em relação ao melhor futuro motivados pelos grandes eventos que inserem o Rio de Janeiro no mercado internacional.

Inscrições encerradas

OFICINA: DESIGN DE MARCAS ESPORTIVAS
Horário: 14h às 18h
Oficineiro: Junior Rossi
Vagas: 50

Inscrições encerradas

OFICINA: PRODUÇÃO DE SHOWS E EVENTOS
Horário: 14h às 17h
Oficineiro: Luis Claudio Duarte
Vagas: A Confirmar

Inscrições encerradas

OFICINA: UNBOXED – Social Media Planning
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Rafael Malhado
Vagas: 15

Objetivo da oficina: A Oficina apresentará o conteúdo básico do curso criado e ministrado por Rafael Malhado e Thiago Nabuco sobre Planejamento de Comunicação focado para estratégias nas mídias sociais. O foco principal é fomentar o raciocínio estratégico utilizando estudo de casos como ponto de partida para a desconstrução do planejamento previsível nas mídias sociais. O Unboxed terá também apresentação de ferramentas de métricas, de monitoramento, dentre outras necessárias para administrar contas e perfis.

Inscrições encerradas

OFICINA: SAMBA NO PÉ
Horário: 16h às 18h
Oficineiro: Marco Bezerra e Aimée Borges (Professores da escola de dança Jaime Âroxa)
Vagas: 20

Inscrições encerradas

PALESTRA: MARCA RJ: REGISTROS NA MÍDIA JORNALISMO
Horário: 19h às 22h
Mediação: Tony Queiroga – UVA
Palestrantes:

Silvia Ribeiro – Coordenação do Portal R7 Rio
Gabriel de Paiva – O Globo
Fabio Barreto

Objetivo da mesa: Qual a função do jornalismo no processo de produção de sentido sobre a imagem e marca do Rio de Janeiro? Nos últimos 10 anos foi o estado que mais atraiu investimentos em todo o país. Às vésperas da realização de grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas em 2016, o Rio de Janeiro implanta a paz com as Unidades de Polícia Pacificadora, tornando a segurança pública um dos alicerces desse movimento e abre caminho para a uma revitalização urbanística de grandes proporções. Com este ciclo virtuoso, surge a MARCA RJ.

Nesse contexto de inter-relação das diversas formas comunicativas que compõem o campo da mídia, profissionais irão discutir os limites do jornalismo, não só para quem exerce a profissão, como para quem entende a questão da comunicação como decisiva para construção e consolidação de qualquer projeto de intervenção social. Atualmente, não é difícil verificar como as características clássicas da imprensa como serviço público se estendem à atividade da mídia de maneira geral, e esta não é uma influência menor: definir os limites do jornalismo significa precisar o alcance dessa “prestação de serviço”, o que pode interferir positivamente nas várias outras manifestações da mídia. Daí a ressalva acima, para deixar clara a necessidade de se tomar o jornalismo sempre na perspectiva de sua relação com o público, se desejarmos uma discussão consequente sobre hoje como é importante perceber como imagem e marca RJ.

Inscrições encerradas

DIA 3 - 05 DE JUNHO

PALESTRA: AS MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO: REGISTROS NO CONSUMO
Horário: 09h às 12h
Mediação: Marcio Ferreira – UVA
Palestrantes:

Norma da Matta – Consultora de Mídias Sociais
Fernanda Bustamante Motta – FARM Rio
Isabel Aquino – HEADS Comunicação

Objetivo da mesa: Trazer para o debate como as empresas têm investido em ações de marketing exclusivas para conquistar o consumir carioca e garantir a identidade de suas marcas com a cidade.

Inscrições encerradas

OFICINA: CASES DE SUCESSO E FAILS NAS MIDIAS SOCIAIS
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Thiago Loures

Vagas: 20

Inscrições encerradas

OFICINA: ILUSTRAÇÃO DIGITAL
Horário: 14h às 17h
Oficineiro: Felipe Moreira
Vagas: 36

Inscrições encerradas

OFICINA: Fotografando a vida como ela é – a verdadeira beleza da simplicidade do cotidiano
Horário: 16h as 18h
Oficineiro: Aline Lelles
Vagas: 50

Objetivo da oficina: A oficina terá como base a exploração das técnicas de fotografia do cotidiano e do fotojornalismo aplicadas ao casamento e à fotografia de família mostrando a beleza e a emoção que há nas cenas mais simples.
A idéia é fazer de cada trabalho uma fotoreportagem honesta buscando contar a história dos acontecimentos com a mínima ou nenhuma interferência nas cenas.
Os participantes terão a oportunidade de perceber como contar uma história através da fotografia exatamente como ela acontece unindo arte, humanidade e fotografia do cotidiano.

Inscrições encerradas

PALESTRA: MARCA RJ: REGISTROS NA MÍDIA PUBLICITÁRIA
Horário: 19h às 22h
Mediação: Ediana Avelar – UVA
Palestrantes:

Luana Azeredo – Gerente de Planejamento Estratégico – WMcCann São Paulo
Luís Mário – MKT Public
Guilherme Ginane – Ogilvy Brasil
Pedro Lenz – Ogilvy Brasil
Fernando Panveloski – E.Life

Objetivo da mesa: Trazer para o debate como as novas campanhas publicitárias, que têm o Rio de Janeiro como cenário, procuram passar a imagem de uma metrópole moderna e pujante, e de um olhar e de um jeito de ser carioca, capaz de resumir um dos mercados mais ambicionados pelas grandes empresas mundiais de bens de consumo.

Inscrições encerradas
Para se inscrever nas palestras e oficinas, não é necessário ser aluno da UVA, qualquer dúvida leia nossa página de FAQ
INSCRIÇÕES SUJEITAS A LOTAÇÃO DA TURMA